CIENCIA

Conheça o "martelo de Thor", o acelerador que reproduz as condições existentes no núcleo da Terra

O nome Thor, o temido deus do trovão da mitologia nórdica, foi escolhido pelos cientistas do Sandia National Laboratories, nos EUA, para batizar sua última criação: um acelerador preparado para estudar materiais em condições extremas e que reproduz a pressão existente no núcleo da Terra, algo equivalente a 1 milhão de atmosferas.

 

[VEJA TAMBÉM: Sol pode produzir superlabareda capaz de destruir a Terra, afirmam cientistas]

 

Uma das principais vantagens do chamado "martelo" de Thor sobre seus antecessores (como, por exemplo, a Máquina Z, dos mesmos criadores) é que ele é muito menor, já que ocupa somente 600 m². Graças ao seu campo magnético, parecido com o do centro da Terra, Thor permitirá analisar a resistência e os efeitos desse tipo de pressão sobre diversos materiais. 

Outra das vantagens que garantirão a eficácia desse novo acelerador é que sua tecnologia moderna evitará qualquer tipo de perda de energia e utilizará centenas de novos e pequenos capacitores. Desse modo, após 20 anos de atividade, a Máquina Z será substituída por Thor, que, embora não seja mais potente, é muito mais prático e preciso.


Fonte: Gizmodo
Imagem: Randy Montoya (Sandía Labs)