Tubarões

Mistério: Tubarões vivos são vistos em cratera de vulcão ativo

Uma equipe de cientistas descobriu que a cratera de um vulcão ativo é habitada por tubarões e outras espécies marinhas, nas Ilhas Salomão. A descoberta, que contradiz o que se acreditava cientificamente até o momento, aconteceu quando pesquisadores norte-americanos estudavam a atividade hidrotermal do vulcão submarino Kavachi, no sudoeste do Oceano Pacífico.

Por meio de câmeras especiais, colocadas no interior da cratera, os cientistas conseguiram obter imagens que evidenciaram a presença de tubarões-martelo e tubarões-seda, entre outras espécies, como arraias e águas-vivas, que parecem não se afetar pela temperatura hostil e pela acidez gerada pelas erupções.

Até hoje, acreditava-se que as condições ambientais dentro de uma cratera vulcânica ativa não eram adequadas para espécies animais de grande porte. Os especialistas estão intrigados e se questionam sobre o comportamento dessas criaturas durante uma erupção: será que elas abandonam a cratera ao se sentirem ameaçadas ou são carregadas pela lava e morrem?

Fonte: RT 

Foto: Reprodução/Youtube/National Geographic