CIENCIA

Veja como cientistas conseguiram transformar energia solar em combustível líquido

Cientistas da Universidade de Harvard conseguiram modificar a composição genética de uma bactéria para produzir combustível líquido. No futuro, esse método poderá ser utilizado no abastecimento energético de veículos de transporte. Eles chegaram a esse resultado, segundo estudo publicado na revista Procedings of the National Academy of Sciences, ao alterar geneticamente uma bactéria denominada “Ralstonia eutropha” e utilizar o hidrogênio de água obtido a partir da energia solar.

A bactéria é capaz de converter o dióxido de carbono, principal agente do aquecimento global, em um combustível alcoólico chamado isopropanol. Diferentemente de estudos prévios, os especialistas conseguiram implementar catalisadores a base de metais abundantes na natureza, como o cobalto, em vez de metais preciosos. “As células fotovoltaicas possuem um potencial considerável para satisfazer as necessidades futuras de energia renovável, mas precisam de métodos eficientes para armazenar a eletricidade intermitente que produzem e poder gerar energia solar em grande escala”, afirma Daniel Nocera, autor principal do estudo.

As fontes e formas de transmitir energia estão sendo cada vez mais estudadas. Como seria se tivessemos uma forma de transmitir energia sem fios? já existem pessoas pensando nisso, confira no vídeo abaixo de POWER:

Fonte: NBC News 

Foto: Shutterstock