CIENCIA

Faculdade cria mecanismo capaz de tornar qualquer objeto invisível [Veja o vídeo]

Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, conseguiram utilizar lentes de baixo custo e venda livre para esconder da visão a presença de objetos grandes, simulando o efeito de invisibilidade da famosa história de magia de Harry Potter.
Esse tipo de fenômeno, conhecido cientificamente como “cloaking”, ou seja, “esconder com um manto”, é um processo pelo qual um objeto se torna invisível, enquanto todo o seu entorno permanece visivelmente invariável. “Muitas pessoas trabalharam duro em diferentes aspectos da ocultação ótica durante anos”, afirmou John Howell, professor de física responsável pela invenção.
A chamada Capa Rochester não é, na verdade, um manto palpável, mas parece um equipamento dos funcionários de optometria. Ela é formada por uma série de lentes, que, superpostas, conseguem fazer desaparecer qualquer objeto atrás delas. Embora tenham existido outros métodos anteriores para chegar ao mesmo efeito, estes eram caros, complicados e incapazes de ocultar objetos em três dimensões, que pudessem ser observados de vários ângulos.  
 “Pelo que sabemos, esse é o primeiro dispositivo de ocultação capaz de proporcionar uma ocultação tridimensional continuamente multidirecional”, afirmou Joseph Choi, estudante de graduação que colaborou com o novo método de Rochester. As implicações da descoberta são praticamente infinitas: “Isso poderia ser utilizado para ocultar um reboque na parte traseira de um caminhão, de modo que o motorista possa ver o que está atrás dele [...] Poderia ser usado em cirurgias, nas forças armadas, em design de interiores, na arte, etc”.
Mesmo assim, Howell assegurou que a Capa Rochester, da mesma forma que a capa ficcional descrita nas histórias de Harry Potter, não distorce os objetos de fundo.
Não perca o vídeo impressionante com a “capa invisível” em ação:Fonte: RT